sábado, 20 de julho de 2013

ATIVIDADE 1



Diversidade de Conceitos fundamentados por Michael Moore e Greg Kearley (1996), Otto Peters (1973) e Moran (2002) embasam início do Módulo 11 – “Ensino à distância: Uma Nova Modalidade de Ensino” – mediado pela Mestra Fátima Cabral, mobilizou o grande Laboratório de Informática III da FAINTVISA neste sábado.
De acordo com a evolução tecnológica, segundo Cabral, as fases cronológicas ocorreram dessa forma:
}   A primeira até a década de 1960; chamada de geração textual e utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios.
}   A segunda entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
}   A terceira, e atual, é a geração digital; utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.
1)Você  deverá criar um novo conceito para EAD a partir das  informações e discussões  feitas  até aqui.  O  conceito deverá contemplar  os principais elementos  que caracterizam  a EAD. Pesquise nos sites.


2)Pesquise através dos sites a evolução histórica de EaD no Brasil.










48 comentários:

  1. O conceito de ensino a distância é amplo e vem se destacando desde de 1934, podendo ser aplicado em varios nível de ensino desde que cuidadosamente seja bem planejado e adequadamente disponibolizado aos interessados. Frequentimente, esse termo tem sido usado com referencia aos programas nos quais estudante e professor estão separados em termos de espaço físico.

    ResponderExcluir
  2. 1º) Um novo conceito para EAD.
    Professores ou tutores especializados para atenderem necessidades específicas.
    O conceito de ensino a distância é amplo e, a principio, pode ser aplicado a qualquer nível de ensino desde que cuidadosamente planejado e adequadamente
    disponibilizado aos interessados.
    programas educacionais por telefone tanto nos Estados Unidos,
    como na Europa, A grande maioria das instituições que oferece cursos por telefone nos Estados
    Unidos mantém números especiais que os estudantes podem ligar sem precisar
    pagar, mesmo que a ligação seja interurbana, é o caso do 0-800 - atualmente bem
    disseminado no Brasil. A grande vantagem do telefone é permitir diálogo instantâneo entre estudante e
    professor ou tutor, facilitando discussões, esclarecimentos de dúvidas e reforço
    imediato.

    ResponderExcluir
  3. A educação a distância é uma nova forma de apropriação dos recursos das novas tecnologias que se apresenta como uma grande ferramenta que vem com a proposta de alavancar a extensão do nosso ensino para níveis mais elevados de padrão. A meta maior é tornar alunos e professores com uma maior capacidade autônoma no contexto de ensino-aprendizagem formando, cada vez mais, indivíduos para a produção de conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. 2)evolução histórica de EAD no Brasil.
    percepção em relação a Síncrono e Assíncrono.

    Na década de 1990, a Universidade Federal da Bahia iniciou timidamente algumas experiências de ensino a distância em várias de suas Unidades de Ensino.
    Poucas resistiram até a presente data, embora algumas tenham sido consideradas
    bem sucedidas, como a criação de uma disciplina optativa sobre educação a distância na Faculdade de Educação, uma iniciativa de Fernando Floriano e Katia
    Siqueira de Freitas, e a oferta de cursos de especialização em alfabetização para
    professores do interior do Estado da Bahia. Estes cursos foram desenvolvidos e
    implementados por Fernando Floriano.

    A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
    Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.

    ResponderExcluir
  5. A segunda questão:2° Pesquise através dos cites a evolução histórica de EAD no Brasil.
    No Brasil, o Instituto Universal Brasileiro, iniciado em 1940, parece ser a instituição
    mais antiga a manter cursos por correspondência. Desde então, outras instituições
    deste gênero foram criadas no Brasil, como o Centro de Estudos Regulares
    (C.E.R.), fundado em 1981. O objetivo do C.E.R. era permitir que crianças, cujas
    famílias se mudavam temporariamente para o exterior, continuassem a estudar
    pelo sistema educacional brasileiro.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, vários cursos por correspondência foram
    criados com objetivos distintos. A França, por exemplo, implementou-os para atender
    às crianças cujas famílias tinham que se mudar constantemente.
    Em verdade, cursos por correspondência continuam tão úteis em 2005 quando nos

    ResponderExcluir
  6. 1) Criar um novo conceito para EAD a partí das informações e discussões feitas até aqui. O conceito deverá completar as principais elementos que caracterizam a EAD.
    2) Pesquise qtravés dos sites a evolução de EAD no Brasil.


    1.De acordo com que foi apresentado em sala de aula, pude prceber que a EAD, vem de muitos tempos atrais , e tendo como base nisso posso, tenho como conceitos de EAD, que todo tipo de formação formal que individul busca em conhecer de onde quer que ele esteja adapitando suas disponibilidade em pro do conhecimento. Com auxilios de conhecimentos de outros individul conhecedor de um determinado assunto. , “ Mediante toda essa trajetórial, podemos ver a capacidade que o brasileiro tem de se adaptar e transforma as aparentes dificuldades, como a distancia, por exemplo, como meios de crescer e interagir”.

    2. no início do séculoXX deusse ínicio a EAD no Brasil com um curso inicialmente com um curso de linguas no Rio de Janeiro, em seguida as forças brasileira principalmente Marinha e Exercito comerçaram a desenvolver essa atividade em paralelo com o Institudo Universal Brasileiro, em seguidas surgiram os projetos Minerva, na decada de 70, como os canais de tvs educativos, estudiosos acredita-se que esses acontecimentos foi a alternativa encontrada pelos governantes para diminuir o alto indice de analfabetimos no Brasil. Com isso cerca de uma década tem surgido os cursos superiores, coordenados principalmete por universidades públicas através de consórcios, e hoje em dia em varias faculdades espalhadas pelo Brasil dispónibilizando a EAD para todos os brasileiros, segundo o artigo “EAD – SUA ORIGEM HISTÓRICA, EVOLUÇÃO E ATUALIDADE BRASILEIRA FACE AO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL de Karla da Silva Costa – FaE/UFMG – karlacosta@hotmail.com [²]Geniana Guimarães Faria – FaE/UFMG- genianaguimaraes@hotmail.com[ ³] teve um crescimento de verifica-se um aumento superior a 1000%. Onde a cada dia vem crescendo a busca por uma educação superior.

    ResponderExcluir
  7. 1º A EaD é uma das formas mais simples e práticas, encontradas para promover o conhecimento. Ela quebra todas as barreiras físicas impostas ao aluno, personaliza o ensino, adequa as necessidades do aluno e possibilita um desenvolvimento do aluno, no sentido de estimular a pesquisa. O estudante de EaD é, na prática um pesquisador. E todo pesquisador é um promotor de conhecimento seguro.
    Outra característica desse método de ensino é o permanente uso de novas tecnologias. A EaD é o tipo de ensino maís moderno que se pode encontrar. pois, se utiliza de todos os recursos tecnológicos existentes, facilitando assim, o acesso fácil e rápido do educando com os conteúdos propostos nas diversas modalidades de cursos e no contato rápido com o professor/tutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A EAD (Educação a Distância) é uma forma de educação que utiliza de tecnologias que possibilitam de forma efetiva a interação e socialização de conteúdos. Nesta modalidade de ensino os professores e alunos não estando fisicamente presentes como normalmente, mas as intervenções são feitas virtualmente por meio dessas tecnologias ou com encontros previamente marcados nos pólos de ensino para a realização de provas e trabalhos. A EAD permite que o aluno planeje seu proprio horário, ficando assim com o poder de flexibilidade maior onde pode se adaptar como preferir que horas pretente ou pode estudar.
      O aluno acompanha as aulas utilizando mídias como, vídeos, televisão, notebook, CD’s entre outros, proporcionando ao aluno a autonomia de gerenciar seu aprendizado.

      Excluir
  8. 2º http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_02.pdf

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Você deverá criar um novo conceito para EAD a partir das informações e discussões feitas até aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD. Pesquise nos sites.

      EAD é uma modalidade de ensino que interliga alunos e professores que se encontram em espaços físicos diferentes, porém interligados por recursos tecnológicos que proporcionam o processo ensino-aprendizagem. A EAD contempla o a autonomia do aluno para planejar seu tempo de aprendizagem, pois o mesmo pode escolher o melhor horário para seus estudos.

      Excluir
    2. 2) Pesquise através dos sites a evolução histórica de EaD no Brasil.

      Um dos primeiros registros de educação a distância foram os cursos por correspondência, após esse primeiro passo os cursos foram se alastrando a cada dia, mais pessoas e países foram usando esse método de ensino.
      No Brasil ele surgiu em 1934, com o Instituto Monitor, ofertando cursos por correspondência nacional e internacionalmente. Depois o Instituto Universal Brasileiro, em 1941 e o Instituto Padre Reus em 1974. Dois anos mais tarde surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944. Em 1947 surge a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas. Em 1970 surge o Projeto Minerva, um convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas.
      Na década de 1970 a Fundação Roberto Marinho foi um programa de educação supletiva a distância, para ensino fundamental e ensino médio. Entre as décadas de 1970 e 1980, fundações privadas e organizações não-governamentais iniciaram a oferta de cursos supletivos a distância, demarcando a chegada da segunda geração de EaD no país. Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação. Em 1994, teve início a expansão da Internet no ambiente universitário.
      Em 1996 a lei de diretrizes e base abril as portas para esses alunos que não tinham condições de pagar uma faculdade presencial particular, pois os custos são muito altos. Nos dias de hoje com os avanços tecnológicos principalmente com a chegada da grande rede que liga o mundo inteiro, (internet), foram abertas muitas portas para o processo de ensino a distância.
      Hoje, grandes instituições de ensino oferecem cursos superiores e cursos de especialização em diversas áreas, isso proporciona aos alunos da EAD grandes oportunidades profissionais.

      Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia

      Excluir
  10. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL.

    Provavelmente, as primeiras experiências em Educação a Distância no Brasil tenham ficado sem
    registro, visto que os primeiros dados conhecidos são do século XX. Seguem abaixo alguns acontecimentos que marcaram a história da Educação a Distância no nosso país (MAIA & MATTAR, 2007; MARCONCIN, 2010; RODRIGUES, 2010; SANTOS, 2010):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. • 1904 – o Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo;
      • 1923 – um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Associação Brasileira de Educação a Distância
      88 RBAAD – Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro;

      Excluir
    2. • 1934 – Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio–Escola Municipal no Rio, projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal. Os estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas, e também era utilizada correspondência para contato com estudantes;
      • 1939 – surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio¬ Técnico Monitor;

      Excluir
    3. • 1941 – surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor e ao Instituto Universal Brasileiro outras organizanações similares, que foram responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância. Algumas dessas instituições atuam até hoje. Ainda no ano de 1941, surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944.

      Excluir
    4. • 1947 – surge a nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e emissoras associadas. O objetivo desta era oferecer cursos comerciais radiofônicos. Os alunos estudavam nas apostilas e corrigiam exercícios com o auxílio dos monitores. A experiência durou até 1961, entretanto a experiência do SENAC com a Educação a Distância continua até hoje;

      • 1959 – a Diocese de Natal, Rio Grande do Norte, cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base (MEB), marco na Educação a Distância não formal no
      Brasil. O MEB, envolvendo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal utilizou-se inicialmente de um sistema rádio-educativo para a democratização do acesso à educação, promovendo o letramento de jovens e adultos;

      Excluir
    5. • 1962 – é fundada, em São Paulo, a Ocidental School, de origem americana, focada no campo da eletrônica;

      • 1967 – o Instituto Brasileiro de Administração Municipal inicia suas atividades na área de educação pública, utilizando-se de metodologia de ensino por correspondência. Ainda neste ano, a Fundação Padre Landell de Moura criou seu núcleo de Educação a Distância, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio;

      Excluir
    6. • 1970 – surge o Projeto Minerva, um convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos. O projeto foi mantido até o início da década de 1980;

      • 1974 – surge o Instituto Padre Reus e na TV Ceará começam os cursos das antigas 5ª à 8ª séries
      (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), com material televisivo, impresso e monitores;

      • 1976 – é criado o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material instrucional;

      • 1979 – a Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de
      Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD) e lançado o Brasil EAD;

      Excluir
    7. • 1981 – é fundado o Centro Internacional de Estudos Regulares (CIER) do Colégio Anglo Americano que oferecia Ensino Fundamental e Médio a distância. O objetivo do CIER é permitir que crianças, cujas famílias mudem-se Volume 10 – 2011 Associação Brasileira de Educação a Distância 89 temporariamente para o exterior, continuem a estudar pelo sistema educacional brasileiro;

      • 1983 – o SENAC desenvolveu uma série de programas radiofônicos sobre orientação profissional na área de comércio e serviços, denominada “Abrindo Caminhos”;

      • 1991 – o programa “Jornal da Educação – Edição do Professor”, concebido e produzido pela
      Fundação Roquete-Pinto tem início e em 1995 com o nome “Um salto para o Futuro”, foi incorporado à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) tornando-se um marco na Educação a Distância nacional. É um programa para a formação continuada e aperfeiçoamento de professores, principalmente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério. Atinge por ano mais de 250 mil docentes em todo o país;

      Excluir
    8. • 1992 – é criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país;

      • 1995 – é criado o Centro Nacional de Educação a Distância e nesse mesmo ano também
      a Secretaria Municipal de Educação cria a MultiRio (RJ) que ministra cursos do 6º ao 9º ano, através de programas televisivos e material impresso. Ainda em 1995, foi criado o Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do MEC;

      • 1996 – é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, dentro de uma política que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira. É neste ano também que a Educação a Distância surge oficialmente no Brasil, sendo as bases legais para essa modalidade de educação, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora somente regulamentada em 20 de dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622 (BRASIL, 2005) que revogou os Decretos n° 2.494 de 10/02/98, e n° 2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n° 4.361 de 2004 (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOa, 2010).

      Excluir
    9. • 2000 – é formada a Uni Rede, Rede de Educação Superior a Distância, consórcio que reúne atualmente 70 instituições públicas do Brasil comprometidas na democratização do acesso à educação de qualidade, por meio da Educação a Distância, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Nesse ano, também nasce o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), com a assinatura de um documento que inaugurava a parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, as universidades públicas e as prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.
      • 2002 – o CEDERJ é incorporado a Fundação Centro de Ciências de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ).

      • 2004 – vários programas para a formação inicial e continuada de professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

      • 2005 – é criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.

      Excluir
    10. • 2006 – entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância (BRASIL, 2006).

      • 2007 – entra em vigor o Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, que altera dispositivos do Decreto n° 5.622 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2007).Associação Brasileira de Educação a Distância 90 RBAAD – Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo.

      • 2008 – em São Paulo, uma Lei permite o ensino médio a distância, onde até 20% da carga horária poderá ser não presencial.

      • 2009 – entra em vigor a Portaria nº 10, de 02 julho de 2009, que fixa critérios para a dispensa de avaliação in loco e deu outras providências para a Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil (BRASIL, 2009).

      Excluir
    11. • 2011 – A Secretaria de Educação a Distância é extinta. Torna-se importante citar que entre as décadas de 1970 e 1980, fundações privadas e organizações não governamentais iniciaram a oferta de cursos supletivos a distância, no modelo de teleducação, com aulas via satélite, complementadas por kits de materiais impressos, demarcando a chegada da segunda geração de Educação a Distância no país. Somente na década de 1990, é que a maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a Educação a Distância com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Um estudo realizado por Schmitt et al., 2008, mostrou que no cenário brasileiro, quanto mais transparentes forem as informações sobre a organização e o funcionamento de cursos e programas a distância, e quanto mais conscientes estiveram os estudantes de seus direitos, deveres e atitudes de estudo, maior a credibilidade das instituições e mais bem-sucedidas serão as experiências na modalidade a distância.O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED), agia como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação, e das técnicas de Educação a Distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promovia a pesquisa e o desenvolvimento, voltados para a introdução de novos conceitos e prá-ticas nas escolas públicas brasileiras (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOb, 2010). Devido à extinção recente desta secretaria, seus programas e ações estarão vinculados a novas administrações (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2011).

      Excluir
    12. http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf

      Referências Bibliográficas.

      Excluir
    13. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
      Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
      Disciplina: Educação a Distância: uma nova modalidade de ensino.
      Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
      Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
      Aluno: Mauro Cesar Rodrigues de Moura


      O Domínio público é uma biblioteca virtual, onde está inseridos mais de 200. 000 obras para serem baixadas e lidas a disposição do leitor, porém, enfrentamos um grande problema que, afetou a sua permanência na rede, que foi a baixa frequência de visitações. É uma grande ferramenta de auxílio para a busca do conhecimento, portanto, a deficiência de leitura que abrange a nossa cultura impede o uso da melhor forma. Uma maneira de incentivar a capacidade de leitura na nossa educação é criarmos incentivos através da tecnologia empreementando o acesso a internet através dos tablets e capacitando o fator humano para sua utilização.

      Excluir
    14. Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.

      O MEC é responsável pela assistência
      Rede e-Tec Brasil.

      Financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos. Uma grande iniciativa do Governo Federal em que favoreceu uma boa parte da população de estudantes que de alguma não tinham condições de frequentar o presencial. A meta é estruturar mil pólos e atender 200 mil alunos até 2010,portanto, o número de alunos não chegou nos 150.000 mostrando que há muito o que ser feito.

      Excluir
    15. Programa Banda Larga!

      O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País. O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado no dia 04 de abril de 2008 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769). Com a assinatura do Termo Aditivo ao Termo de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, as operadoras autorizadas trocam a obrigação de instalarem postos de serviços telefônicos (PST) nos municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à internet em alta velocidade em todos os municípios brasileiros e conexão de todas as escolas públicas urbanas com manutenção dos serviços sem ônus até o ano de 2025.

      A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

      A grande dificuldade desse programa é a sua manutenção em tempo de real, uma vez que, a continuidade do programa tende a diminuir de intensidade ao longo dos anos e das mudanças políticas que agravam constantemente as prioridades básicas.



      Excluir
    16. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

      Uma modalidade que se estende pelo país como o propósito de ampliar a oferta de cursos de licenciaturas em várias áreas de conhecimento para capacitar e aprimorar professores que ainda não tem formação superior e para aqueles que queiram ingressar na faculdade. Vários polos integram o sistema da UAB dando suporte de forma presencial, virtual nos seus curso ministrados.

      Excluir
    17. PROJETO DVD ESCOLA, oferece a escolas públicas de educação básica caixa com mídias DVD, contendo, aproximadamente, 150 horas de programação produzida pela TV Escola. A intenção é assegurar o compromisso com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola. Em 2008, foram distribuídas caixas com 50 mídias de conteúdo da TV Escola às 75 mil escolas atendidas. Até o final de 2009, serão enviadas caixas compostas por 30 mídias DVD com novos conteúdos para a atualização das instituições participantes.
      A utilização destes recursos competem ao mínimo de infraestrutura possível para que a aplicação seja de forma estável e organizada no que diz respeito, a intensão do conteúdo em sala de aula relacionado ao tempo de de duração dessas mídias. O tempo é um requisito importante, uma vez que, o prologamento do mesmo não comprometa o aprendizado com a quantidade de informação.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 20 de Julho de 2013
    Disciplina: “Educação a Distância: Uma Nova Modalidade de ensino”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Prof. Dr.ª Maria de Fátima Neves Cabral.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    Atividade 1

    1) Você devera cria um novo conceito para EAD a partir das informações e discussões feitas até aqui. O conceito devera contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD. Pesquise nos sites.

    2) Pesquise através dos sites a evolução histórica de EAD no Brasil.

    1º) Resposta:

    EAD – Educação a Distância.

    É uma combinação de recurso tecnológico aplicados para a construção e reconstrução do conhecimentos aplicados na educação possibilitando a superação de obstáculos físicos e temporais no que diz respeito aos processos de ensino aprendizagem (Ganho de interação) onde agrega a utilização de diversas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Sendo tal recurso de grande importância e com grande potencial de aplicabilidade de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento e para a formação profissional e cultural em larga escala e com custos mais adequados.

    A aprendizagem se constrói em local distinto do local tradicional de ensino e se utiliza de técnicas especiais exigindo planejamento para que aja uma boa comunicação (Feedback) entre o aluno é tutor por meio de recursos tecnológicos dos mais variados.

    Referências

    SILVIA, Mayara de Oliveira. O que é a educação a distância? Disponível em: http://amizadeadistancias2.blogspot.com.br/ Acesso em: 20/07/2013

    MARTINS, Kelly.Evolução da Educação a Distância.wmv. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ezKNnn5qHC4 Acesso em: 20/07/2013

    Prof. Paulo de Jesus. Vídeo: V – Seminário temático de matemática. Disponível em < http://dead.ifpe.edu.br/dead/index.php?grp=10&pag=75 Acesso em 21/07/2013

    2º) Resposta:

    A primeira referências de que se tem conhecimento em relação à EAD são as cartas de São Paulo. Desde então este processo de educação vem evoluindo no mundo. No Brasil a EAD tem inicio com o instituto monitor em 1934 (Que oferecia cursos profissionalizantes por correspondências) com o tempo vão se modificando os recursos tecnológicos aplicados a essa modalidade de ensino, sendo classificados em gerações.

    1ª geração - 1880: Imprensa e correios.
    2ª geração - 1921: Difusão de rádio e da TV
    3ª geração - 1970: Universidades abertas.
    4ª geração – 1980: Tele conferências por áudio, vídeos e computador.
    5ª geração – 2000: Aulas virtuais baseadas no computador e na internet.

    Referências

    GUIMARÃES, Silvane. Evolução Histórica da EAD. e.tec Brasil – Tópicos em Educação a Distância. Disponível em http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_02.pdf Acesso em: 20/07/2013

    MARTINS, Kelly.Evolução da Educação a Distância.wmv. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ezKNnn5qHC4 Acesso em: 20/07/2013

    ResponderExcluir
  13. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 20 de Julho de 2013
    Disciplina: “Educação a Distância: Uma Nova Modalidade de ensino”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Prof. Dr.ª Maria de Fátima Neves Cabral.
    Aluno:Alessandra Karla André de Menezes
    Atividade 1

    EDUCAÇÂO Á DISTÂNCIA

    1)Você deverá criar um conceito para EAD a partir das informações e discussões feitas até aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD.
    EAD é forma de fazer educação pela qual o aprendiz não necessitara está no local de ensino .Nesta modalidade de ensino será realizada uso da tecnologias com utilização das sua técnicas , de forma organizada por parte de uma administração. O ensino á distância é feito de forma planejada em que individuo terá acesso as informações em locais em que poderá desenvolver pesquisa e estudar por meio de chat , fóruns sites, textos escritos etc.
    Nesta forma de educação o aluno constrói seu conhecimento de forma autônoma ,e revista a forma de aprendizagem , pois o mesmo pode debater e vias de conhecimento são as mais diversificadas pois uso de mídias e todo aparato tecnológicos que fará o com que aprendizagem significativa pois o próprio aluno com sua participação será autor do seu conhecimento e o professor o apóia e orienta de acordo com as necessidades surgidas ao longo do trabalho.

    2) )Pesquise através dos sites a evolução histórica de EaD no Brasil.

    Tudo começou pela carta são Paulo, as escritas faziam com que pudesse informar e educar pessoas a quilômetros de distancias e foi neste aspecto que passou a crescer este tipo de educação.Têm tomando o espaço muito grande na educação no nosso país, pois veio torna-se necessário pela grande dificuldade de realizar atividades escolares pela questão do tempo e financeira um grande número de pessoas vem fazendo parte cursos à distância.
    A evolução dos cursos EaD.
    • A primeira ocorreu até a década de 1960; foi chamada de geração textual e
    utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios.
    • A segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada
    de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos
    complementados por RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
    • A terceira, e atual, é a geração digital; utiliza o suporte de recursos tecnológicos
    modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil
    acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia
    portal.mec.gov.br/‎
    http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_02.pdf


    ResponderExcluir
  14. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 20 de Julho de 2013
    Disciplina: “Educação a Distância: Uma Nova Modalidade de ensino”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Prof. Dr.ª Maria de Fátima Neves Cabral.
    Aluno: Diego Silva Ribeiro Alves


    Questão 01

    Nos dias atuais muita gente ainda tem um pouco de receio em relação a EAD, mais com as tecnologias atuais quase não faz diferença pois a EAD de modo geral em minha opinião garante a permanência do aluno em seu meio cultural e natural com o que se evitam os êxodos que incidem no desenvolvimento regional. Em 2011, em um Censo realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), foi registrado que o números atingiram a marca de 3,5 milhões de estudantes matriculados no Ensino a Distância pois estando relacionado aos recursos tecnológicos aplicados na esducação possibilita a superação de vários obstáculos onde agrega a utilização de diversas tecnologias de informação e comunicação (TICs).

    ResponderExcluir
  15. Questão 02

    No Brasil, desde a fundação do Instituto Radiotécnico Monitor, em 1939, hoje Instituto Monitor, depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Reus em 1974, várias experiências de educação a distância foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso. As experiências brasileiras, governamentais e privadas, foram muitas e representaram, nas últimas décadas, a mobilização de grandes contingentes de recursos. Os resultados do passado não foram suficientes para gerar um processo de aceitação governamental e social da modalidade de educação a distância no país. Porém, a realidade brasileira já mudou e o governo brasileiro criou leis e estabeleceu normas para a modalidade de educação a distância no país .
    Em 1904, escolas internacionais, que eram instituições privadas, ofereciam cursos pagos, por correspondência. Em 1934, Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio de Janeiro no projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal dirigida por Anísio Teixeira integrando o rádio com o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar numa pioneira proposta de educação a distância. Estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas.
    Durante a década de 1960, com o Movimento de Educação de Base (MEB), Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema radio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, etc.. Em 1970 surge o Projeto Minerva, um convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas. Dois anos mais tarde, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores, tendo à frente o conselheiroNewton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil .
    Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho era um programa de educação supletiva a distância, para ensino fundamental e ensino médio. Entre as décadas de 1970 e 1980, fundações privadas e organizações não-governamentais iniciaram a oferta de cursos supletivos a distância, no modelo de teleducação, com aulas via satélite complementadas por kits de materiais impressos, demarcando a chegada da segunda geração de EaD no país. A maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a EaD com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação somente na década de 1990. Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação. Em 1994, teve início a expansão da Internet no ambiente universitário. Dois anos depois, surgiu a primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior.
    No decreto n°5.622 dita que, ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso. Classifica os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior. Os cursos deverão ter a mesma duração definida para os cursos na modalidade presencial .
    Os cursos poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados em cursos presenciais, da mesma forma que cursos presenciais poderão aproveitar estudos realizados em cursos a distância. Regulariza o credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas na modalidade a distância (básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior) .


    Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia)

    ResponderExcluir
  16. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica no tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluno: Dimas José dos Santos

    1ª) Você deverá criar um novo conceito sobre EAD a partir das informações e discussões feitas aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD. Pesquise nos sites.

    O conceito de EAD baseado em alguns historiadores, permite uma maior percepção de sua real função no contexto da prática ensino aprendizagem. Tais conceitos, vem agregar valores éticos e morais que proporcionam ao educador e ao aluno um ambiente que foge do cotidiano. De acordo com algumas pesquisas, a EAD é uma modalidade na Educação Básica e superior. Dentre tais, podemos destacar hoje a modalidade presencial e a distância, tendo em vista, que a presencial é mais cotidiana, onde os alunos e professores estão inseridos em um mesmo espaço físico chamado normalmente de sala da aula, já a modalidade à distância, os alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo.
    Esta nova forma de levar o conhecimento, vem deste a era de Cristo, pois através de pergaminhos, enviavam ensinamentos a vários lugares, propondo inclusive, que tal metodologia fosse repassada aos demais através do ato inicial. Hoje vemos essa prática praticamente abolida, no que se refere aos cursos por correspondências em países de primeiro mundo. Com o advento da internet e com a chegada das redes sociais, a prática de Ensino a Distância tem tido muito mais abrangência por universidades e escolas, a fim de levar o conhecimento a um número considerável de pessoas, sem a necessidade de estar presencialmente nestes diversos lugares.

    Referência:
    http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf

    2ª) Pesquise através dos sites a evolução histórica de EAD no Brasil.

    No Brasil a EAD foi marcada também com a chegada da evolução dos meios de comunicação por volta da década de 70, tendo inclusive ficado entre os principais do mundo nesta modalidade. Porém ouve uma estagnação e outros países acabaram passando a frente do Brasil. Este chegou a utilizar nesta mesma época correspondências, rádio e televisão até chegar ao advento da internet.

    Referência:
    http://www.santacruz.br/v4/download/revista-academica/14/08-educacao-a-distancia-e-seu-movimento-historico-no-brasil.pdf

    ResponderExcluir
  17. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica no tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluno: Saulo Nunes Da Costa

    1º Questão:

    Baseado nos elementos principais de uma estrutura de ensino à distância, procurei definir EAD como uma modalidade de ensino que envolve o professor o aprendiz e o conteúdo, sem limitação de espaço geográfico, com o professor ajudando no acompanhamento da turma e na elaboração do conteúdo. Este por sua vez deve dialogar com o aluno, ser auto explicativo e interativo para que este não se sinta estudando sozinho, mas possa desenvolver a construção de seu aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2ª questão:

      Para Barros (2003), assim como as exigências educacionais sofreram grandes alterações
      advindas das mudanças nas relações de trabalho com a Revolução Francesa e a Revolução
      Industrial, hoje vivenciamos a revolução das tecnologias, mais especificamente das tecnologias da informação, que mais uma vez afeta as relações de trabalho, e isso certamente se reflete na educação.
      No Brasil as primeiras relações com a educação à distância tem haver com a formação profissional. Dentro deste contexto de formação profissional, surgem o Instituto Rádio-Técnico Monitor em 1939, e o Instituto Universal Brasileiro, em 1941,como aponta Nunes (1992). A implantação da televisão no Brasil, nos anos 50, que possibilitou o desenvolvimento de idéias relacionadas ao uso deste novo meio de comunicação na educação. Dessa maneira, nos anos 60, surgem as televisões educativas. Na década de 70, a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional. Ainda no contexto do rádio, é criado em 1973 o Projeto Minerva, que disponibilizou cursos para pessoas com baixo poder aquisitivo. Em 1978 é criado o Telecurso 2º grau, através de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho. Seu foco era a preparação de alunos para exames
      supletivos de 2º grau. Já em 1979 temos a criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), utilizando programas de televisão no projeto Movimento Brasileiro de alfabetização (MOBRAL). Neste mesmo ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de
      Ensino Superior (CAPES) faz experimentos de formação de professores do interior do país
      através da implementação da Pós-Graduação Experimental a Distância.
      Já em 1984, em São Paulo, é criado o Projeto Ipê, com o objetivo de aperfeiçoar
      professores para o Magistério de 1º e 2º graus. Na década de 90 temos, em 1995, a reformulação do Telecurso 2º Grau, que passa a se chamar Telecurso 2000, incluindo nesse o curso técnico de mecânica.
      Em 1995, também é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) que
      desenvolveu e implantou, em 2000, um curso a distância vinculado ao Projeto TV Escola,
      também objetivando a formação de professores.
      Duas tendências educacionais se firmaram no Brasil, no contexto da Educação a
      Distância, segundo Barros (2003, p. 52): “[...] a universalização das oportunidades e a preparação
      para o universo do trabalho”. Autores como Nunes (1992) observam que, em todo o seu processo
      histórico, a Educação a Distância sofreu todo um processo de transformação, principalmente no
      que diz respeito ao preconceito sofrido por essa modalidade. Aos poucos, a Educação a Distância está perdendo o estigma de ensino de baixa qualidade, emergencial e ineficiente na formação do cidadão. Mas, como toda modalidade de ensino, não se constitui na solução para todos os problemas. Atualmente vivenciamos novos desafios, principalmente no que diz respeito ao impacto nas novas tecnologias na Educação a Distância.

      Fonte: O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
      Maria Cristina L. P. Lopes
      Arlinda Cantero Dorsa
      Blanca Martín Salvago
      Cláudio Zarate Sanavria
      Jeferson Pistori

      Excluir
  18. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: Educação a Distância: Uma nova modalidade de Ensino.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Dr.ª Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluna: Débora da Silva Cezar

    1. Você deverá criar um novo conceito sobre EAD a partir das informações e discussões
    feitas aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD. Pesquise nos sites.

    A EAD é um ambiente de ensino-aprendizagem baseada na aplicação da tecnologia, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Sendo mediada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial.

    Referência:
    http://especiaismomentos.blogspot.com.br
    2. Pesquise através dos sites a evolução histórica de EAD no BRASIL.

    A Educação à Distância no Brasil, como forma de ensino tem suas primeiras experiências registradas no fim do século XIX, com uso de material impresso e rádio. É importante destacar que durante esses primeiros anos quando a EAD estava se consolidando, o rádio foi uma importante ferramenta a difusão dessa modalidade de ensino. E depois veio a geração digital, utilizando os suportes tecnológicos,
    Referência:
    http://www.abed.org.br
    http://www.fe.unb.br


    ResponderExcluir
  19. FAINTVISA
    Curso: Novas Tecnologias na Educação
    Disciplina: Educação à Distância: Uma Nova Modalidade de Ensino
    Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque
    Professora: Drª Maria de Fátima Neves Cabral

    1)Você deverá criar um novo conceito para EAD a partir das informações e discussões feitas até aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD.

    R: Percebemos que a EAD é uma modalidade de ensino que cresce a cada dia no Brasil. Sendo constituídos de vários autores, como Coordenadores do Curso, Professores Pesquisadores, Professores Executores, Tutores Presenciais, Tutores Virtuais e alunos. Está modalidade de ensino requer que o aluno participe de momentos com aulas e avaliações presenciais com encontros nos Polos, e virtuais nas plataformas de ensino.

    http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf em 20.07.2013


    2) Pesquise através dos sites a evolução histórica de EAD no Brasil.

    R: Percebemos que a evolução da EAD, vem acontecendo desde 1900 com anúncios em jornais no Rio de Janeiro que oferecia profissionalização por correspondência, passando pelo radio em 1923, pela TV na década de 60 e 70, a chegada dos computadores nas Universidades em 1970.
    No ensino Superior podemos citar a Universidade de Brasília em 1973. Assim, percebemos que a EAD continuou evoluindo até os dias atuais.

    http://www.ipae.com.br/pub/pt/cme/cme_82/index.htm em 26.07.2013

    ResponderExcluir
  20. FAINTVISA
    Curso: Novas Tecnologias na Educação
    Disciplina: Educação à Distância: Uma Nova Modalidade de Ensino
    Aluno: José Ronaldo da Silva
    Professora: Drª Maria de Fátima Neves Cabral

    1- A EAD (educação a distância) é sem dúvida um das formas de dizer que o mundo da tecnologia está avançando no que diz respeito a comunicação humana de forma efetiva a interação e a socialização de conteúdos. A cada dia que passa essa forma de se comunicar levando conhecimento de maneira rica e técnica pode fazer com que pessoas de longa distância tenham as mesmas oportunidades de conhecimento e com isso ter mais oportunidade de crescer e ter um emprego já que é uma das formas de ensino mais modernos de nosso tempo, pois se utiliza unicamente de recursos tecnológicos facilitando o conhecimento com a facilidade ao acesso fácil e rápido de conteúdos do educando.

    2- Tem-se idéia de que no Brasil em 1934, acontecera um dos primeiros registros de educação a distância no Instituto Monitor que ofereceu cursos por correspondências nacionais e internacionais. Em segundo o Instituto Universal Brasileiro por volta de 1941 e tendo também o Instituto Padre Reus em 1974.
    Em 1936 surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944 e só em 1947 que surge a Nova Universidade de Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas.

    ResponderExcluir
  21. Fonte:
    HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia

    ResponderExcluir
  22. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA
    Curso: Novas Tecnologias na Educação
    Disciplina: Educação à Distância: Uma Nova Modalidade de Ensino
    Aluno: Jaime Cavalcanti
    Professora: Drª Fátima Cabral

    1) Você deverá criar um novo conceito para EAD a partir das informações e discussões feitas até aqui. O conceito deverá contemplar os principais elementos que caracterizam a EAD. Pesquise nos sites.
    A Educação à Distância – EAD é uma nova modalidade de ensino que tem sido utilizada a fim de ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento. A aplicação da EAD proporciona, em grande escala, a formação continuada de profissionais das mais variadas áreas, tendo como uma de suas características a separação física entre professor e aluno. Nesta modalidade de ensino, a interação pode ser mediada também através de tecnologias de informação e comunicação, gerando um cenário de oportunidades e desafios para as instituições de ensino superior. O uso das tecnologias de informação e comunicação pode ser visto como uma estratégia de ampliação das possibilidades de acesso à educação, além de uma alternativa para a socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas.

    2)Pesquise através dos sites a evolução histórica de EaD no Brasil.
    Sua evolução histórica, no Brasil como no mundo, é marcada pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. Vivemos a etapa do ensino por correspondência; passamos pela transmissão radiofônica e, depois, televisiva; utilizamos a informática até os atuais processos de utilização conjugada de meios – a telemática e a multimídia.
    A utilização de novas tecnologias propicia a ampliação e a diversificação dos programas, permitindo a interação quase presencial entre professores e alunos. Mas seja qual for a tecnologia adotada, a EAD terá que ter, sempre, uma finalidade educativa.
    Considera-se como marco inicial a criação, por Roquete-Pinto, entre 1922 e 1925, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e de um plano sistemático de utilização educacional da radiodifusão como forma de ampliar o acesso à educação.
    Algumas ações foram desenvolvidas ministrando aulas pelo rádio. A partir da década de 60 é que se encontram registros, alguns sem avaliação, de programas de EAD. Foi criado, inclusive, na estrutura do Ministério da Educação e Cultura, o Programa Nacional de Teleducação (Prontel), a quem competia coordenar e apoiar a teleducação no Brasil. Este órgão foi substituído, anos depois, pela Secretaria de Aplicação Tecnológica (Seat), que foi extinta. Em 1992 foi criada a Coordenadoria Nacional de Educação a Distância na estrutura do MEC e, a partir de 1995, a Secretaria de Educação a Distância.

    ResponderExcluir
  23. * TV ESCOLA: UM RECURSO MUITO BOM PRA MOSTRAR CULTURA E VALORES TANTO NO NOSSO PAIS COMO FORA
    * DVD ESCOLA: FAZ UMA RELAÇÃO COM O PRIMEIRO ONDE NOS VAMOS TER TODAS AS INFORMAÇÕES ARMAZENADAS E COMPARTILHAR COM NOS PROFESSORES AS INFORMAÇÕES
    * PORTAL DO PROFESSOR: ONDE PODEMOS ASSOCIALIZAR PLANEJAMENTOS METODOLÓGICO E SITUAÇÃO DIDÁTICA E CONTEÚDO PROGRAMADO COM NÓS PROFESSORES
    * E-PROINFO: ESTANDO ABERTO A TODOS PODEMOS DENTRO DA NOSSA DISCIPLINA TIRAR DUVIDAS DO ALUNO EM ALGUM CONTEÚDO


    ResponderExcluir
  24. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EAD NO BRASIL -
    No Brasil, o desenvolvimento da EAD tem seu início no século XX, em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Dentro desse contexto, a Educação a Distância surge como uma alternativa para atender à demanda, principalmente através de meios radiofônicos, o que permitiria a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.

    A história da educação a distância no Brasil esteve sempre ligada à formação profissional, capacitando pessoas ao exercício de certas atividades ou ao domínio de determinadas habilidades, sempre motivadas por questões de mercado.

    ResponderExcluir
  25. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: sábado, 27 de julho de 2013
    Disciplina: “Educação a Distância: Uma Nova Modalidade de ensino”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Prof. Dr.ª Maria de Fátima Neves Cabral.
    Aluna: Everalda Cristina da Silva
    Atividade 1
    Quando se pensa em educação é comum a associação direta com o funcionamento educacional de maneira convencional, ou seja, a modalidade de ensino presencial, mas atualmente a educação oferece mais uma modalidade de ensino que acontece com a aplicação da tecnologia, assim a dinâmica do processo ensino aprendizagem perpassa dos limites de lugar, tempo, através da linguagem bioderecional sendo uma forma de ensino que possibilita a auto-avaliação.
    Atividade 2
    Ultimamente é comum ouvir-se falar na abrangência da EAD no contexto educacional, essa modalidade de ensino passa por alterações com o avanço de novas mídias, dos recursos tecnológico e mudanças metodológicas. Em concordância com alguns teóricos constatamos que o desenvolvimento da EAD acontece de maneira indissociável com a tecnologia. Quando analisamos o percurso histórico da EAD no território brasileiro, percebemos que não é algo novo, mas uma estratégia de ensino – aprendizagem que está modificando-se com frequência. No século XIX aproximadamente 1850 segundo MARQUES (2004) agricultores e pecuarista estudavam por correspondência, na década de 60 o rádio foi um principal recurso no funcionamento da EAD, em 1976 foi criado o Teleducação e o Telecurso, com o avanço dos meios de comunicação e ampliação do uso da intenert, entre os anos 1988 e 1991 processou-se a informatização, em 1990 foi a fundação da Universidade Aberta de Brasília.
    Em 1996 acontece o grande marco cronológico na história da EAD quando a Lei 9.394/96 “ oficializa a era normativa da educação a distancia no Brasil, pela primeira vez, como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Pela primeira vez na história da legislação ordinária, o tema da EAD se converte em objeto formal.”(MARQUES, 2004)

    Referência
    http://www1.folha.uol.com.br/folhaeducacao/ult305u16139.shtml
    BRASIL Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que dispõe sobre diretrizes e Bases da Educação.

    ResponderExcluir
  26. A educação a distancia cada vez com mais destaque e desenvolvimento, muito recurso, recursos tecnológicos audiovisuais. a terceira geração esta de parabéns, ensinar a distancia requer bastante planejamento e cuidado, seu conhecimento vem desde 1934, ensino e aprendizagem não tem fim, tem grande sucesso nos dias atuais como o correio eletrônico e a videoconferência tudo tornou-se melhor, nos anos 80 a imprensa e correios, hoje 2013, computador e internet,informação da fácil acesso.

    ResponderExcluir