sábado, 17 de agosto de 2013

Atividade 4

Pesquise três ambientes virtuais de aprendizagem e suas aplicações.

14 comentários:

  1. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 17 de Agosto de 2013
    Disciplina: “Educação a Distância: Uma Nova Modalidade de ensino”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Profª. Msc. Maria de Fátima Neves Cabral.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 4

    Pesquise três ambientes virtuais de aprendizagem e suas aplicações.

    RESPOSTA!

    Os AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que possibilitam a criação de cursos on-line. Sendo aplicados em EAD. Dentre os vários podemos citar: Moodle, Amadeus, TelEduc, SOLAR, Blackboard, e-proinfo, AulaNet, A4, Second Life etc.

    Algumas características do AVA: Superação do tempo-espaço; Reforça o trabalho pedagógico do professor, Colaboração e cooperação no processo de aprendizagem, Potencialização da interatividade, maior quantidade de formandos, etc.

    Dentre os vários os três que destaquei foram:

    Moodle: O Moodle é um Learning Management System, ou seja, um Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo. Foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Marti Dougiamas. Ele é gratuito (ver licença GNU-GLP). Este ambiente esta disponível em 75 línguas diferentes e conta com cerca de 25.000 web sites registrados em 175 países diferentes. Ele é mantido por uma comunidade internacional de colaboradores entre professores, programadores, administradores de sistema, pesquisadores, designers e usuários em todo o mundo. É um ambiente que evolui constantemente adaptando-se as necessidades de seus usuários. No que dis respeito ao processo de ensino aprendizagem. Link: https://moodle.org/

    Amadeus: É um sistema de gestão do aprendizado (LMS, do inglês Learning Management System). De segunda geração e foi desenvolvido em 2007 pelo grupo de pesquisa em tecnologia educacional CCTE, do Centro de Informática da UFPE. O sistema serve como administração de atividades educacionais e a criação de comunidades on-line e aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais.
    Link: http://amadeus.cin.ufpe.br/amadeusccte/system.do;jsessionid=6DDCA950B503FB8AE8F7F290569D97E1?method=showViewWelcome Acesso em 18/08/2013
    “O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem Java. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC, pois o mesmo utiliza a tecnologia Hibernate”
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amadeus_lms Acesso em 18/08/2013

    Solar: Ambiente virtual de aprendizagem, foi desenvolvido pela universidade federal do Ceará. De fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares. Ele usa componentes de Software e Base de Dados em diferentes computadores. Foi projetado para ser de fácil acesso, foi desenvolvido para que o usuário tenha um rápido acesso. (Abordagem educacional construtivista.). Link: http://www.solar.virtual.ufc.br/
    “Desenvolvido em ASP, utilizando componentes DCOM, linguagem de programação Visual Basic e Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Microsoft SQL para ambientes Windows;”
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOLAR Acesso em 18/08/2013
    _________________________________________________

    ResponderExcluir
  2. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluno: Dimas José dos Santos

    Atividade 04 - Pesquise três ambientes virtuais de aprendizagem e suas aplicações.

    SOLAR: É um ambiente de aprendizagem a distância foi desenvolvido pela UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Este tem como orientação a participação ativa dos alunos e professores através da interação que possibilita aos usuários rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/SOLAR


    MOODLE: O conceito desta plataforma foi criada pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas em 2001 trazendo em seu conteúdo a possiblidade de criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Este é voltado para acadêmicos da educação entre outros. Constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle


    Blackboard: Desenvolvido pela Blackboard Inc, em 1997 o Blackboard é um Sistema de Gestão da Aprendizagem cujo permite a integração com sistemas de informação de estudantes e protocolos de autenticação. Este também permite adição de elementos online para cursos tradicionalmente presenciais, assim também, como desenvolver cursos totalmente online, com poucas ou nenhuma aula presencial, construindo assim uma nova experiência educacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Blackboard

    ResponderExcluir
  3. ACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluno: Alessandra Karla André de menezes

    Atividade 04 - Pesquise três a
    A Plataforma Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para o ensino e aprendizagem. Moodle é também um verbo que descreve o processo
    de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.
    Por ser um projeto “Open Source” (sob as condições GNU-“General Public License”), ou seja: aberto, livre e gratuito, ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído. Isso faz com que seus usuários também sejam seus “construtores”, pois, enquanto o utilizamos, contribuímos também para sua constante melhoria.
    vww.uapi.edu.br/conteudo/material.../Capitulo4_%20plataformas.doc‎
    e-PROINFO
    O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
    O MEC/FNDE compra, distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem providenciar a infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os computadores.

    http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-perguntas-frequentes.
    SOLAR: É um ambiente de aprendizagem a distância foi desenvolvido pela UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Este tem como orientação a participação ativa dos alunos e professores através da interação que possibilita aos usuários rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/SOLAR

    ResponderExcluir
  4. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) São instrumentos capazes de garantir a aprendizagem
    significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de
    instituições que oferecem educação a distância ou ensino online. Enfatizando o seu potencial para a aprendizagem colaborativa, a interação
    dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos
    e atividades educacionais. Todos os ambientes pesquisados possuem basicamente a mesma função e características principais.
    O ambiente mais popular no Brasil é o moodle, presente em diversas universidade que oferecem cursos ou disciplinas à distância, esse ambiente virtual é um dos marcos inicias da internet 3.0 na educação.
    O governo federal um dos programas do governo federal voltado para a EAD é o e-proinfo, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem. Mesmo tend plataformas gratúitas como o e-proinfo algumas instituições podem criar seu próprio ambiente virtual de amprendizagem, como por exemplo o SOLAR da UFCE. A vantagem nesses casos é a adequação do ambiente para favorecer características específicas da comunidade onde foi criada, ou seja os aluno da UFCE por exemplo podem utilizar essa ferramenta e colaborar com ela conhecendo suas necessidades e possibilidades.

    ResponderExcluir
  5. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica no tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluna Everalda Cristina da Silva ( Alda)

    Pesquise três ambientes virtuais de aprendizagem e suas aplicações.
    A plataforma MOODLE é na verdade, um ambiente de código aberto, livre, e gratuito, é um software utilizado para produzir e gerenciar atividades educacionais baseada na internet disponibilizando: avaliação do curso, blogs, chats, diários, fóruns, gestão de conteúdo, glossário etc. As ferramentas oferecidas nesse ambiente possibilitam a aplicação de diferentes práticas pedagógicas.
    O AVA é o espaço em que as interações e a facilitação da aprendizagem acontecem de forma organizada, no ciberespaço, permite integrar múltiplas mídias .
    Vídeoconferencia tem uma função importante : a socialização de ideias e do espaço de diálogo, ela é uma ferramenta multiponto permitindo realizar reuniões com uma grande números de pessoas interligadas.
    Referências
    SILVA, M. Educação online teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2001.
    WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003

    ResponderExcluir
  6. MOODLE --> um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

    SOLAR --> desenvolvido pela universidade federal do Ceará, o sistema foi aperfeiçoado potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente.

    PROINFO --> é um programa educacional criado para promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.

    ResponderExcluir
  7. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: " “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO"
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluno: Mauro Cesar Rodrigues de Moura


    Os ambientes de educação a distância apresentam uma diversidade de ferramentas que podem promover tanto a comunicação síncrona como assíncrona. Apresenta-se, a seguir, o que compõe cada comunicação: comunicação assíncrona: Þ/ E-mail: forma digital de correspondência enviada pela rede Internet; Þ/ Grupos de discussão: Estimulam a troca de informações através de mensagens entre vários membros de uma comunidade virtual que têm interesses afins. Chamada também de lista de discussão; Þ/ World Wide Web (WWW): definida como um grande sistema de informações que permite a recuperação de informação hipermídia. Ela possibilita o acesso universal de um grande número de pessoas a um grande universo de documentos; Þ/ FTP e Download: disponibilização de arquivos contendo áudio, texto, imagens ou vídeos; 4 V. 1 Nº 1, Fevereiro,2003
    Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS Þ/ Vídeo e Áudio sob demanda: permite assistir-se, assíncronamente, vídeos ou áudios previamente gravados e armazenados no servidor.
    Comunicação síncrona: Þ Chat: Comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo; Þ Videoconferência: Comunicação bidirecional através de envio de áudio e vídeo em tempo real, via Web,por meio de câmeras acopladas ao computador; Þ/ Teleconferência: Definida como todo o tipo de conferência a distância em tempo real, envolvendo transmissão e recepção de diversos tipos de mídia, assim como suas combinações; Þ Áudio-conferência: Sistema de transmissão de áudio, recebido por um ou mais usuários simultaneamente. A utilização de outros recursos tais como CDRoms, fitas de vídeo, disquetes e materiais impressos, é uma forma de complementar e auxiliar os alunos com maior dificuldade de acesso à Internet. Dessa forma, a inclusão de outros recursos para os cursos virtuais facilitará, em alguns casos, o acompanhamento dos alunos que têm dificuldades em suas conexões com a Internet nos cursos virtuais. O importante é levar o conhecimento aos mais diversos pontos, independentemente das tecnologias utilizadas. Isso não quer dizer que a qualidade dos materiais tenha que ser inferior às disponíveis na rede. Ao contrário, pois os materiais devem ser bem elaborados dadas as dificuldades de comunicação entre alunos, monitores e professores. Peters (2002) fundamenta a presente argumentação, dizendo: “Caso de desenvolverem ainda mais o hardware e o software necessários para isso, será possível fazer uma combinação das técnicas de ensino e aprendizagem discutidas até agora e, em parte, também integrá-las. Então os estudantes poderão desenvolver em seu ambiente digital de estudo tantas atividades de estudo jamais possíveis antes e em qualquer lugar. Eles então não utilizarão somente cursos de ensino à distância alternativos multimediais através do CD-ROM, Internet ou ISDN, não apenas dialogarão com outros estudantes e não apenas participarão de preleções, seminários, exercícios e aulas práticas virtuais na forma de teleconferência, mas também tirarão proveito de outras funções, como as oferece uma universidade no campus real. Desse modo descortinam-se os primeiros contornos de uma universidade virtual. (p. 270-271)

    http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf

    ResponderExcluir
  8. FAINTVISA - FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: EAD Uma Nova Modalidade de Ensino
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Drª. Maria de Fátima Neves Cabral
    Aluna: Valdiriana Costa de Moura Negromonte

    Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais. Ex: Moodle, SOLAR, TelEduc, Blackboard etc.

    Moodle: é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes.

    TelEduc: é um ambiente de educação a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet. Está sendo desenvolvido conjuntamente pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

    Blackboard: é um Sistema de Gestão da Aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc, em 1997. É um software baseado na web, com arquitetura aberta personalizável e design escalável, que permite a integração com sistemas de informação de estudantes e protocolos de autenticação. Seus principais objetivos são a adição de elementos online para cursos tradicionalmente presenciais, e desenvolver cursos totalmente online, com poucas ou nenhuma aula presencial, construindo melhor experiência educacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle
    http://pt.wikipedia.org/wiki/TelEduc
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Blackboard

    ResponderExcluir
  9. Professora desde ontem tento postar a resposta dessa atividade, sempre comfirma que foi publicada mas não consigo visualizar.

    ResponderExcluir
  10. EXEMPLOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - AVA
    Moodle - Blackboard - SOLAR - Sócrates - TelEduc - Amadeus - AVA AIED - Eureka

    O AMADEUS  é um sistema de gestão do aprendizado (ou LMS, do inglês Learning Management System) de segunda geração. Sistemas similares atuais propõem canais para mediar a interação e colaboração entre tutores e aprendizes por meio de estilos de interação baseados em troca de artefatos (envio, visualização e entrega de matéria nas mais variadas mídias) e mensagens instantâneas ou assíncronas (fóruns, chats, e-mail).
    O conceito foi criado em 2007 pelo grupo de pesquisa em tecnologia educacional CCTE, do Centro de Informática da UFPE. Projetado com técnicas de Design da Interação, é voltado para educadores e constitui-se em um sistema simples de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa.
    O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem Java.

    MOODLE  é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
    Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes.
    O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

    SOLAR  baseado no modelo de três camadas. Quanto à participação, o ambiente é orientado ao professor e ao aluno. Quanto ao processamento da aplicação , trata-se de um sistema distribuído, podendo ter seus elementos de frontend, Componentes de Software e Base de Dados em diferentes computadores. O sistema foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares.
    Desenvolvido em ASP, utilizando componentes DCOM, linguagem de programação Visual Basic e Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Microsoft SQL para ambientes Windows.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Solar: Tem como orientação a participação ativa dos alunos e professores através da interação que possibilita aos usuários rapidez ao acesso a programa básico de gerenciamento. Ambiente de aprendizagem a distância bem desenvolvido pela universidade Federal do Ceará, foi bem aceito.

    ResponderExcluir
  13. PROINFO - programa educacional criado e regulamentado através de Decreto em 2007, para orienta e promover trabalhos pedagógico de tecnologia da informática e comunicação para os alunos do ensino fundamental e médio .

    ResponderExcluir